domingo, 29 de março de 2009

Release imprensa

AMARRAS


Reincidência carcerária é tema do documentário Amarras
Produção, dirigida por Letícia Kapper e premiada no Funcine em 2008, será lançada no dia 8 de abril

A vida de Katya Regina Costa desde os 18 anos foi dentro de prisões e quando ganhou a liberdade, sem ter para onde ir, burlava as regras e voltava a dormir na cadeia. A história da personagem é o ponto de partida do documentário Amarras, da jornalista Letícia Kapper, para discutir a reincidência carcerária – cerca de 80% da população presa hoje tanto no Brasil, como em Santa Catarina, cometem novo delito depois de soltos e voltam às celas. O vídeo curta-metragem, contemplado pelo Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carrerão em 2008, será lançado no próximo dia 8 de abril, no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), na Capital. A exibição ocorrerá em duas sessões: às 20h30 e 21h.
A estréia será prestigiada pelo rapper Bernardo BNegão. É de sua autoria as duas músicas trilha do filme - Ho Hay (instrumental) e Vai E Volta. BNegão comanda ainda a discotecagem na festa de lançamento, que prossegue após a projeção do filme no Jivago Lounge, a partir das 22h, com warm up dos DJs Marcelo Mancha e Heráclito Maia, do projeto Mancha & Herax from L.I.M.B.O. O lançamento tem apoio do Funcine, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e RIC Record.
A idéia do documentário surgiu para Letícia no ano passado, depois de ver na mídia, inclusive nacional, a história da detenta, já com alvará de soltura, descoberta pernoitando na área de visita íntima do Presídio Feminino de Florianópolis. “Me chamou a atenção o seu desamparo. Ela só queria ter um lugar para ficar, não importa onde”, conta.
Em princípio, seu filme seria focado em Katya, hoje com 28 anos e cumprindo pena no Presídio Feminino de Mafra, em Santa Catarina, e em outras mulheres detidas na mesma unidade. Porém, ao chegar ao município do planalto catarinense para as gravações, teve acesso à ala masculina, onde encontrou outras histórias chocantes. “As mulheres estão em quartos, higienizados e até coloridos, enquanto os homens ocupam ambientes insalubres e superlotados. A ala foi projetada para cerca de 100 pessoas e abriga quase 400”, relata.
Diante disso, a jornalista incluiu no filme depoimentos de outros detidos, que refletem, assim como o de Katya, a dinâmica do sistema prisional brasileiro, o processo de exclusão e a falta de oportunidades dentro e fora das cadeias. Também ouviu agentes carcerárias e o diretor do Presídio de Mafra.

Ação e reação
Amarras possui aproximadamente 18 minutos e tem produção da Vinil Filmes. As gravações ocorreram em três dias no mês de dezembro, no município de Mafra. A trilha sonora foi cedida pelo rapper BNegão e a escolha de suas composições são em razão da sua proximidade com o tema: o músico trabalha dentro dos presídios fazendo shows e palestras. “A canção Vai e Volta fala de ação e reação. “As unidades carcerárias são uma panela de pressão, ignorá-las é a ação, a violência batendo nas portas é a reação”, considera Letícia. O documentário também será lançado em DVD, com opções de legenda em português e inglês e ainda cinco extras.



AMARRAS




Festa de Amarras terá BNegão, DJs Mancha e Herax
O rapper BNegão, ex-Planet Hemp, hoje da banda Os Seletores de Freqüência, vai misturar reggae, hip-hop, funk 70, ska, sons nacionais e mundiais na sua performance na festa de lançamento de Amarras. O compositor e cantor carioca será precedido na discotecagem pelo trabalho de Marcelo Mancha e Heráclito Maia. Ambos são, respectivamente, baixista e percussionista da banda A Estrutura L.I.M.B.O, que reúne alguns integrantes da extinta Euthanásia, que gravou uma música de BNegão. Eles apresentam o projeto "Mancha & Herax from L.I.M.B.O", concentrando no sacolejo jamaicano e nas batidas do hip-hop, além do rap, reggae e hip-hop.

Prêmio Funcine
O Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carrerão já teve três edições: 2004, quando foi criado, 2005 e a última 2008. O Fundo Municipal de Cinema (Funcine) foi fundado em 1989 com o objetivo planejar e coordenar programas e projetos de natureza cinematográfica.

Serviço
O quê: Lançamento do documentário Amarras, de Letícia Kapper
Quando: 08/04, 20h30 e 21h
Onde: Teatro da Ubro, rua Escadaria da rua Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis,
tel.: 3222-0529
Quanto: Gratuito

Serviço
O quê: Festa de lançamento com BNegão e "Mancha & Herax from L.I.M.B.O
Quando: 08/04, 22h
Onde: Jivago Lounge, rua Deputado Leoberto Leal, 4, Centro, Florianópolis.
(ao lado da Cachaçaria da Ilha) tel.: 3028-0788
Quanto: R$ 15


Contatos:
Letícia Kapper (direção e roteiro) – (48) 9916-9955 – amarras.ofilme@gmail.com
Dariene Pasternak (ass. imprensa) – (48) 9959-5857

www.amarras-ofilme.blogspot.com

Nenhum comentário: